Assista ao Vídeo

BOTOX

 

A Toxina Botulínica foi inicialmente desenvolvida para o tratamento de disfunções musculares principalmente nas áreas da neuro e oftalmologia. “Botox” é o nome comercial da droga pioneiramente fabricada e distribuída pelo laboratório Allergan.

 

Os excelentes resultados obtidos com esse medicamento em todo o mundo, tornou o “Botox” sinônimo de Toxina Botulínica de qualidade, embora já existam outros fabricantes no mercado.

 

Na área da cirurgia plástica, o Botox pode ser utilizado como auxiliar estético para promover a paralisação seletiva de algumas fibras musculares, que estejam causando rugas dinâmicas indesejáveis. Essas rugas estão localizadas principalmente na lateral dos olhos (pés de galinha) e na testa. A ação da toxina faz com que o músculo não repuxe a pele naquela região, evitando o enrugamento da face.

 

As aplicações são feitas no consultório, sem a necessidade de internação ou anestesia, e os resultados se firmam após 48 a 72 horas. As faces mais beneficiadas com o Botox são aquelas com rugas de expressão que desaparecem após a ação do músculo, ou seja, não existe indicação do Botox para corrigir rugas estáticas – nessas podemos utilizar os preenchimentos (Juvederm).

 

O Botox tem o tempo de ação restrito a até seis meses, quando a musculatura reassume toda a sua ação prévia. Após esse período, você poderá submeter-se a outras aplicações se quiser manter os resultados, não mais do que duas vezes ao ano. É preciso deixar claro que a Toxina Botulínica não substitui uma cirurgia plástica, mas pode oferecer uma melhora significativa do aspecto facial, amenizando as rugas dinâmicas, que geralmente não são tratadas pela cirurgia.

 

Durante a consulta, poderemos discutir melhor esses conceitos direcionando-os ao seu caso em particular, e explicar adequadamente os detalhes da aplicação, dosagem e possíveis resultados.

 

PRENCHIMENTOS

 

A cirurgia plástica de rejuvenescimento facial visa, em última análise, devolver um aspecto jovial através do reposicionamento do tecido cutâneo(pele) e muscular. Nos casos em que a ocorrência de rugas está relacionada a uma perda gradual da elasticidade cutânea, podemos lançar mão de um procedimento alternativo conhecido como “Preenchimento”.

 

Os preenchimentos são medidas auxiliares de caráter não invasivo e paliativo, que procuram amenizar rugas estáticas, pela injeção de alguma substância logo abaixo da pele, levando a um discreto inchaço na região do “vinco” (ruga). Isso faz com que a ruga fique “esticada” e portanto, menos visível. É importante salientar que, a aplicação de preenchedores não corrige a “queda” das estruturas faciais, geralmente presentes após a quarta ou quinta década de vida, assim, não substitui a cirurgia de lifting (levantamento) da face, mas pode ser um coadjuvante importante. Frequentemente, os preenchimentos estão indicados nos pacientes que ainda não têm a necessidade de intervenção cirúrgica, mas desejam atenuar as rítides faciais.

 

Muitos produtos foram lançados no mercado nos últimos anos, alguns deles sem a devida comprovação de segurança científica e autorização de uso pelos órgãos de vigilância sanitária. Em nossa clínica, após uma avaliação das marcas idôneas, optamos por utilizar o Juvederm, de fabricação européia e importação legalizada pelo Ministério da Saúde – Registro n°10302100002.

 

Trata-se do Ácido Hialurônico, substância de baixíssimo potencial alergênico que promove os melhores resultados com mínima morbidade. As aplicações são feitas no consultório, sem a necessidade de internação ou anestesia, e os resultados se firmam após 48 a 72 horas. As faces mais beneficiadas com o Juvederm são aquelas com rugas de expressão em torno das bochechas e lábios, inclusive com necessidade de aumento e definição do contorno labial.

 

O Ácido Hialurônico é reabsorvido naturalmente pelo organismo e seu efeito deverá ter a duração aproximada de um ano. Após esse período, você poderá submeter-se a outras aplicações se quiser manter os resultados. Mais uma vez, é preciso deixar claro que os preenchimentos não substituem uma cirurgia plástica, mas podem oferecer uma melhora significativa do aspecto facial, amenizando as rugas finas.

 

Alguns produtos prometem resultados definitivos por serem inabsorvíveis pelo organismo. Acreditamos que os preenchimentos sejam ações auxiliares de caráter alternativo e por isso mesmo jamais deverão ser compreendidos como definitivos. Durante a consulta, poderemos discutir melhor esses conceitos e explicar os motivos técnicos pelos quais nossa conduta se baseia na utilização de substância absorvível para o preenchimento facial.

 

O material aqui apresentado NÃO tem a pretensão de substituir a consulta médica, a qual consideramos indispensável para o melhor esclarecimento de todos os pontos importantes de uma cirurgia. Estas informações preliminares têm o objetivo de oferecer algumas orientações iniciais, despertando maior atenção para os pontos a serem amplamente elucidados durante a consulta.